Born of Bread é um jogo indie 2.5D desenvolvido pela WildArts Studio Inc. e distribuído pela Dear Villagers, um jogo de aventura, ação e RPG em turnos, divertido e capaz de aquecer até os corações mais frios, como um pão recém-saído do forno.

Com uma forte inspiração em Paper Mario, consegue capturar muito bem sua estética e, claro, é uma grande surpresa do ano para os fãs de jogos indies.

A cozinha mais estranha que você verá

A história começa com um grupo de exploradores em uma tumba que, ao explorar o local, libertam acidentalmente um grupo de demônios. Enquanto isso, em um reino distante, um padeiro/cozinheiro conhecido como Papa Baker, do castelo real, recebe ordens da rainha raivosa para fazer um pão específico. Por alguma razão desconhecida, surge uma criança feita de massa de pão recém-saída do forno, chamada Loaf. Simultaneamente, ocorre uma invasão dos demônios libertos no reino.

A história se desenrola com Loaf tentando provar a inocência de seu Papa Baker, mostrando que ele não tem relação alguma com o ataque dos demônios ao reino. No entanto, os planos não se concretizam como esperado, dificultando a obtenção de provas que isentem Baker da acusação de estar envolvido no ataque. No entanto, durante a jornada em busca da liberdade de seu pai, você encontrará diversos personagens carismáticos e interessantes dispostos a ajudar em combates.

Uma característica fascinante é que cada personagem possui sua própria identidade e personalidade, conferindo uma riqueza singular ao mundo do jogo. Contudo, devido ao número considerável de companheiros de viagem, a escolha cuidadosa de quem irá participar de sua aventura é crucial, uma vez que cada personagem pode ser vital em situações específicas e contribuir de maneira única para resolver desafios.

Um pão doce e amargo

Sua primeira arma é uma colher que você obtém logo no início do jogo. O combate segue o formato por turnos, com a mecânica padrão de ataques, defesa, uso de itens, fuga ou utilização de habilidades especiais a cada rodada. No entanto, certos ataques consomem WP, uma espécie de estamina para os personagens, o que pode representar um grande problema, pois se o WP se esgotar e não houver maneira de recuperá-lo, alguns dos seus personagens podem se tornar inúteis. Há outras habilidades especiais que consomem RP, melhorando certos aspectos, e algumas dessas habilidades dependem especificamente desse recurso.

É altamente recomendável gerenciar eficazmente esses recursos. Além disso, existem itens consumíveis que permitem recuperar RP ou WP. Caso você fique sem eles, será necessário recorrer a ataques básicos, que não consomem ambos os recursos. No entanto, até mesmo os ataques que consomem mais recursos podem não ser tão potentes quanto os ataques básicos. Entretanto, os ataques apresentam um diferencial sutil dos jogos de RPG por turnos convencionais.

Cada habilidade e arma utilizada desencadeia um minijogo específico. Por exemplo, pode envolver pressionar botões de maneira precisa e no momento exato, ou até mesmo realizar ações como pressionar repetidamente um botão até preencher uma barra para executar o ataque. Há também a mecânica de segurar um botão e soltá-lo no momento preciso, sincronizado com a barra indicativa. E caso de erro durante esses minijogos, haverá uma penalidade, resultando na perda dos recursos investidos e no cancelamento do ataque.

Portanto, é crucial permanecer atento e dominar esses diferentes estilos de ataques para garantir sua eficácia durante as batalhas. Born of Bread oferece um ambiente de exploração vibrante e colorido, onde cada personagem desempenha um papel crucial em sua jornada. Cada um deles possui habilidades ‘exclusivas’ que são fundamentais para lidar com situações específicas durante a exploração. Por exemplo, um personagem pode ser capaz de alcançar áreas altas inacessíveis para os outros, enquanto outro pode desbloquear passagens secretas.

Ao longo do jogo, os jogadores encontrarão barris e caixas para destruir, o que concede pontos essenciais para a melhoria das habilidades. Esses pontos podem ser utilizados para aprimorar as capacidades dos personagens, permitindo que desbloqueiem novas habilidades ou fortaleçam as existentes. Além disso, Born of Bread esconde baús repletos de guloseimas em locais inesperados e menos óbvios.

Esses tesouros oferecem recompensas valiosas, incentivando os jogadores a explorar minuciosamente cada canto do mundo do jogo. Esses elementos adicionam camadas de profundidade à exploração, encorajando os jogadores a aproveitarem ao máximo as habilidades únicas de cada personagem e a vasculharem cada recanto do ambiente em busca de recompensas.

O pão pode ser duro as vezes

Jogamos Born of Bread no PC através do Steam, utilizando um PC com as seguintes especificações: Ryzen 5 3600, 2x8GB de RAM a 3200Mhz, RX 6600. Experimentamos o jogo tanto usando o teclado quanto o DualSense via USB, e surpreendentemente, o jogo reconhece as funções de vibração e cores do controle, oferecendo uma experiência imersiva.

Configuramos as opções gráficas do jogo no máximo (Buttery). Vale ressaltar que optamos por jogar o game em inglês, já que até o momento desta análise, não havia uma opção em Português-BR disponível.

Born of Bread é um jogo leve que roda tranquilamente em computadores com placas de vídeo básicas ou superiores. O jogo possui um limite de FPS de 60, portanto, para aqueles que buscam taxas de quadros mais altas, podem encontrar limitações. Graficamente, o jogo é simples, como mencionado anteriormente, e se inspira no estilo de Paper Mario, capturando de maneira impecável esse aspecto.

O mundo apresentado é vivo e convida à exploração, com locais bem desenvolvidos e interessantes para serem explorados em um mundo linear. Para os fãs de trilhas sonoras, Born of Bread apresenta uma excelente composição musical. A trilha se integra muito bem em cada cenário e dialoga com os diferentes personagens, elevando a emoção, especialmente durante os momentos de combate. Na minha modesta opinião, um jogo com uma trilha sonora impecável faz uma diferença que mexe com o coração.

No geral, Born of Bread se revela uma ótima surpresa para os entusiastas de RPG em turno, especialmente para os fãs do cenário indie. Entretanto, em certos momentos durante o combate, é possível sentir que algo parece incompleto, deixando uma sensação de que algo está faltando, apesar da aventura ser divertida. Isso pode resultar em cansaço para algumas pessoas, especialmente em momentos específicos do jogo.

Além disso, em alguns pontos, parece que o jogo não aproveita totalmente o potencial que possui. Embora a história seja cativante e divertida, é notável sua previsibilidade, onde é possível antecipar facilmente os acontecimentos. Isso pode diminuir o impacto das surpresas ou reviravoltas, tirando um pouco da emoção da narrativa.

Considerações

Quando tomei conhecimento sobre Born of Bread, sua história e jogabilidade me cativaram imediatamente. Sou um entusiasta desse tipo de jogo e este, apesar de ter alguns problemas no combate e alguns poucos na história, é incrivelmente divertido. Envolve tanto que as horas simplesmente passam despercebidas. Os personagens são encantadores e durante a jogabilidade, é impossível não sorrir com suas travessuras.

Nota
Geral
8.0
born-of-breadA exploração do jogo é envolvente, incentivando a resolução de mini quebra-cabeças para acessar áreas com mistérios e baús cheios de guloseimas para Loaf e seus companheiros. É um convite irresistível para explorar cada canto do mundo do jogo, mantendo o interesse e a diversão sempre presentes.