Uma revelação surpreendente reacendeu o debate sobre o fim da Ensemble Studios, criadora de Age of Empires e Halo Wars. O ex-desenvolvedor Carl Sanford Joslyn Petersen — conhecido como Sandy Petersen — afirmou em uma série de postagens no X (antigo Twitter) que o MMO de Halo, codinome “Titan”, foi cancelado devido a uma decisão corporativa ligada a bônus executivos da Microsoft.
Segundo Petersen, o projeto, iniciado em 2004, pretendia ser um massivo RPG online ambientado milhares de anos antes dos eventos principais da franquia Halo, explorando o universo dos Precursores e do Covenant, enquanto os Flood estavam planejados, mas não seriam jogáveis.
“Em 2008, a Ensemble Studios começou a planejar um gigantesco MMO ambientado no universo de Halo. Nós o batizamos de Titan. A ideia era que ele se passasse dezenas de milhares de anos atrás, antes que os Halos fossem ativados e destruíssem toda a vida senciente na galáxia”, escreveu Petersen.
O desenvolvedor alega que o então chefe da divisão Xbox, Don Mattrick, encerrou o projeto e dissolveu o estúdio para garantir o cumprimento de um prazo de três anos, necessário para receber um bônus em ações baseado na receita da Microsoft.
“Tudo foi por água abaixo quando Don Mattrick percebeu que seu bônus em ações era baseado na receita que a Microsoft teria com jogos nos últimos 3 anos… Então, ao demitir TODO o pessoal da Ensemble, ele não precisou pagar pelo nosso estúdio caro por 3 anos e não se importou com a Titan”, afirmou.
De acordo com Petersen, a Microsoft havia projetado uma receita de US$ 1,1 bilhão para o MMO, e a equipe já havia estruturado mundos de origem, linhas de missão e sistemas de facção. O cancelamento teria ocorrido entre 2007 e 2008, antes de o estúdio ser oficialmente encerrado em janeiro de 2009, após a conclusão de Halo Wars.
O desenvolvedor também fez críticas diretas à gestão de Mattrick, que mais tarde assumiria a presidência da EA e retornaria à Microsoft para liderar a divisão Xbox durante o controverso lançamento do Xbox One:
“Tudo o que ele perdeu foi um estúdio de jogos que nunca vendeu menos de 3 milhões de cópias de tudo o que produzimos. Não acredito que ele tenha feito justiça aos acionistas da Microsoft, mas, ei, Don começou como um capanga da EA, então o que você esperava?”, ironizou Petersen.
Até o momento, a Microsoft não comentou as declarações. Em depoimentos anteriores, outros ex-membros da Ensemble atribuíram o encerramento do projeto Titan a reorganizações internas e aos altos custos e riscos do desenvolvimento de MMOs, uma categoria que exigia investimentos muito superiores aos jogos convencionais da época.
O Halo Titan permanece como um dos projetos cancelados mais misteriosos do universo Xbox, e suas recentes revelações reacendem o interesse dos fãs por aquele que poderia ter sido um dos maiores MMOs da história.
In 2008, Ensemble Studios started planning a gigantic MMO set in the Halo universe. We code-named it Titan. It was to take place tens of thousands of years ago, before the Halos were set off & destroyed all sentient life in the Galaxy.
I was in charge of the universe-building -… pic.twitter.com/8eaSbEt81X
— Sandy Petersen 🪔 (@SandyofCthulhu) October 28, 2025